terça-feira, 1 de junho de 2010

DISCIPLINA, UMA VEZ MAIS



Para dr. Flávio Gikovate, médico psiquiatra e diretor do Instituto de Psicoterapia de São Paulo, a disciplina ocorre quando nossa razão é mais forte que a própria vontade e a preguiça. A pessoa disciplinada é capaz de fazer exercícios maçantes e cumprir dietas rigorosas em benefício da saúde.
Ainda segundo o psiquiatra, “pessoas disciplinadas terão maiores chances de sucesso” e caso possuam talento “vencerão no jogo competitivo da vida.” E completa: “Entre talento e disciplina, é melhor ter os dois.”, mas a disciplina, a longo prazo “é mais importante.”
Não nascemos disciplinados, mas com o tempo aprendemos, com reflexão e lógica, a entender nossos problemas e eventualmente a superá-los.
Dr, Gikovate afirma que “os pais devem estabelecer limites e estimular as crianças a usar com eficácia a razão, para dirigir suas vidas.”
Na educação infantil, essa é a principal tarefa dos pais. “Ao aprender a utilizar a razão em benefício próprio’, diz o psiquiatra “a criança e depois o adulto, experimentam enorme satisfação quando se sentem disciplinados.” A verdade é que a pessoa se sente fortalecida quando vence, “e sua auto-estima logicamente aumenta.”
É tarefa dos pais domesticar os desejos da criança, estabelecendo limites e ensinando-lhes desce cedo, “a abrir mão de suas vontades, sempre que a razão assim achar conveniente e útil.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário