quinta-feira, 27 de maio de 2010

EDUCAÇÃO — DISCIPLINA E ROTINA, AS CHAVES DO MÉTODO KUMON

O Método Kumon valoriza dois fatores decisivos na conquista do aprendizado: disciplina e rotina. Disciplina é o conjunto de regras a fim de se atingir um objetivo. E rotina é o processo segundo o qual o aluno estabelece seu próprio ritmo de aprendizado.
Para os modernos educadores, além de receber o conteúdo na escola, o aluno precisa fixar esse conhecimento, em casa, ou uma boa parte do que aprendeu será esquecida. É a falta disso que origina o fraco aproveitamento escolar que se verifica no Brasil.
Segundo o Kumon, o aluno tem de estudar todos os dias, com dedicação, vontade de aprender e mantendo objetivos definidos. Além do mais, convém que estabeleça um horário para o estudo, planejando cuidadosamente suas tarefas.
Como algumas pessoas aprendem mais facilmente que outras, o aluno deve descobrir a melhor maneira de se dedicar ao estudo e tentar estudar sozinho, só pedindo ajuda quando necessário.
Há quem considere a rotina um processo repetitivo e pouco dinâmico, mas não é nada disso. Quando os educadores do Kumon falam em rotina de aula, eles querem dizer que o orientador de cada Unidade deseja que seus alunos sejam ágeis e organizados ao estudar.
Graças a essa rotina de aula, quem pratica o método Kumon sabe exatamente o que fazer, sem depender de ninguém e concentrando-se na execução de suas tarefas, independentemente do número de companheiros em sala. Independência é a palavra de ordem!...
Desde o primeiro dia de aula, o aluno do Kumon recebe uma orientação individualizada, para que possa participar ativamente do que faz, procurando pensar, ele mesmo, antes de perguntar.
Eis os motivos pelos quais o Método Kumon, defende a disciplina pessoal e a rotina de estudo, como a melhor maneira de se obter, na escola e na vida, os melhores resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário